Categorias

Publicações Recentes

O Poder da Gentileza

Wagner Godoy

 

My Image

 

Olá! Neste breve artigo eu gostaria de propor uma reflexão...

 

Já reparou que na correria do dia a dia, num mundo cada vez mais conturbado as pessoas estão ficando mais insensíveis e individualistas? Talvez o ser humano esteja perdendo uma virtude fundamental pra uma boa convivência entre as pessoas.

 

Sabe qual? A Gentileza!

 

Até mesmo gestos mais simples como cumprimentar as pessoas com um bom dia, um boa tarde, ou mesmo pedir “por favor”, “com licença” ou agradecer com “muito obrigado” são atitudes que infelizmente estão se tornando cada vez mais raras nos dias de hoje.

 

Quando falamos em gentileza, é importante ressaltar que este assunto extrapola a questão do atendimento e relacionamento com clientes, ou seja, ser gentil é ter atitudes positivas com qualquer pessoa, seja com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho, com a comunidade e até mesmo com desconhecidos.

 

Mas afinal, o que é Gentiliza? Extrapolando o significado dos dicionários, para mim gentileza pode ser definida em 5 frases:

 

  • Gentileza é um dos atributos mais poderosos de um ser humano.
  • Gentileza é uma questão de caráter, princípios e valores que são universais.
  • Gentileza é a forma como você se relaciona com você mesmo, com os outros e com o mundo.
  • Gentileza é um desejo de contribuir para um mundo melhor
  • Gentileza é modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo.

Juntamente com a gentileza existem diversos outros valores relacionados como solidariedade, ética, generosidade, compaixão e respeito ao próximo.

 

Precisamos urgentemente resgatar a pratica da gentileza, afinal de contas como dizia o poeta “Gentileza gera Gentileza”

 

E isso faz todo sentido pois quando nos deparamos com um ato de gentileza, isso naturalmente desperta em nós a vontade de ser gentil com os outros. É o poder do exemplo!

 

Mas então, como podemos exercitar a prática da Gentileza no atendimento aos Clientes? 

 

No programa de treinamento "A conquista dos Clifs" eu desenvolvi uma atividade que se chama "O Desafio da Gentileza" que tem o objetivo de inspirar, resgatar e despertar a consciência sobre a prática da Gentileza no dia a dia.

 

Basicamente os participantes disputam um jogo de tabuleiro que contém diversos exemplos de gentileza no dia a dia. A equipe ou participante que acumular o maior número de Clifs na trilha da gentileza ganha o desafio. Para saber mais clique aqui

 

My Image  

 

 

Um forte abraço e até a próxima!

 

Wagner Godoy

 

Evolution Marketing