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A importância do bom humor no atendimento ao Cliente

Wagner Godoy

"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.” Você alguma vez já viu esta frase?

 

É de um escritor francês chamado Alfred Montapert extraído do livro as “A suprema filosofia do homem: As leis da vida”

 

Na minha opinião, esta frase expressa muito bem a importância do bom humor, não apenas pra conseguirmos ter um olhar mais otimista da vida, mas principalmente pelo poder que o bom humor tem de contagiar as pessoas e conquistar sorrisos.

 

E o que isto tem a ver com Atendimento a Clientes?

 

Tem tudo a ver! Pois quando falamos de superar as expectativas no atendimento o que estamos buscando, simbolicamente falando, é justamente conquistar os sorrisos de nossos clientes!

 

E para isto acontecer os profissionais de linha de frente precisam ter muito bom humor! Seja para lidar com as situações difíceis como também pra conseguir cultivar um relacionamento mais duradouro com os clientes.

 

Bom humor tem tudo a ver com simpatia, com carisma, entusiasmo, empatia, gentileza, enfim todos os requisitos que os profissionais de vendas e atendimento precisam ter para conseguirem encantar os Clientes!

 

Além disso o bom humor tem o poder de:

 

1- "Quebrar o gelo" com os clientes 

 

Desde que utilizado com moderação e bom censo, de acordo com a situação e o perfil do Cliente atendido, o bom humor é uma ótima forma de estabelecer um clima mais informal para gerar proximidade com os Clientes. 

 

Também é importante ressaltar que ter atitudes bem humoradas não se resume em ficar fazendo piada de tudo e de todos. 

 

Tente sempre focar as pequenas piadas em si ou em situações corriqueiras do dia a dia. Nunca coloque o cliente como personagem, pois há um risco muito grande de você ser mal compreendido e gerar constrangimentos.

 

Muito cuidado também com uso de ironias, pois elas podem transmitir uma ideia de cinismo e falsidade.

 

2- Humanizar o atendimento

 

Em tempos de alta tecnologia, o bom humor é uma habilidade que nos diferencia significativamente do atendimento eletrônico. Por mais que haja alguns avanços técnicos para deixar o atendimento eletrônico menos robotizado, dificilmente ele conseguirá se igualar com o carisma gerado pelo bom humor dos profissionais de linha de frente.

 

3 - Lidar com situações estressantes 

 

A prática do bom humor em situações estressantes libera no cérebro substâncias que relaxam as tensões, aumentam a capacidade de defesa do organismo e proporcionam sensações agradáveis e de bem estar.

 

Na prática, quanto mais os profissionais de atendimento e vendas conseguirem encontrar o lado cômico das coisas, rir das próprias falhas (mas sempre com auto-crítica), mais rápido eles conseguirão se recuperar das tensões e problemas do dia a dia.

 

 

5- Estreitar o relacionamento 

 

O Bom humor além de quebrar o gelo e gerar proximidade tem o poder de estabelecer um relacionamento mais intimista com os Clientes gerarando um sentimento de amizade com os profissionais. Porém atenção! Nunca extrapole a intimidade com os Clientes além dos limites profissionais.

 

6- Se auto motivar 

 

Profissionais bem humorados naturalmente conseguem ver as coisas por um ângulo mais positivo, não se deixam abalar facilmente e conseguem deixar a rotina de trabalho mais leve.

 

 

7- Imprimir uma personalidade no atendimento

 

Analisando de forma mais estratégica, o bom humor é uma característica que imprime uma identidade única no atendimento, proporcionando uma vantagem competitiva que dificilmente poderá ser copiada pela concorrência.

 

Quer saber como exercitar a prática o bom humor no atendimento? Conheça o programa de treinamento "A Conquista dos Clifs" e participe do desafio "Mestres do bom humor". Você irá se surpreender com os resultados!

 

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Um forte abraço e até a próxima!

 

Wagner Godoy

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