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10 razões para investir na Qualidade do Atendimento ao Cliente

Wagner Godoy

Ainda tem dúvida se vale a pena investir na Qualidade do Atendimento ao Cliente?

 

Confira os 10 motivos que irão ajudar sua empresa a repensar urgentemente sua estratégia competitiva.

 

1- Um excelente atendimento ao Cliente é uma das mais eficazes estratégias para fidelizar o Cliente.

 

É fato, quando o cliente é muito bem atendido, ele fica muito mais propenso a continuar comprando de sua empresa. E por isso investir na qualidade do atendimento continua sendo uma das estratégias mais eficazes para fidelizar os clientes.

 

2- Custa cinco a seis vezes mais caro conquistar um novo Cliente do que manter um Cliente existente” (Fonte: TMI - Time Manager International)

 

Já parou pra pensar o quanto algumas empresas gastam com propaganda para atrair novos clientes e muito pouco na fidelização dos clientes já existentes? Pois é, isto ainda continua sendo a grande contradição do marketing.  Principalmente com as grandes empresas, que investem milhões em verbas publicitárias e muito menos em estratégias para fidelização de clientes.

 

3- “65% dos negócios de uma empresa vem de Clientes já existentes e não de novos” (Fonte: American Management Association)

 

Esta afirmação só reforça o que disse anteriormente, muito esforço, tempo, trabalho e dinheiro é gasto com a captação de novos clientes e muito pouco com os clientes atuais. Por isso é fundamental fazer esta análise no seu negócio para identificar de onde a maior parte dos negócios estão vindo. Você vai se surpreender com os resultados!

 

4- O mal atendimento é o principal fator para perda de Clientes (Fonte:Ciclo Consultoria)

 

Ao contrário do que as maiorias das pessoas pensam, preço e vantagens na concorrência correspondem apenas 9% da perda de clientes. Em compensação 80% dos entrevistados responderam que abandonam uma empresa por problemas relacionados a atendimento.

 

5- Reclamações sobre o atendimento se espalham rapidamente na Internet.

 

Sites como “Reclame aqui” e comentários negativos nas redes sociais sobre o mal atendimento das empresas influenciam diretamente na imagem das marcas e decisão de compra dos consumidores. Por isso é fundamental oferecer um excelente atendimento, pois caso haja um problema, o potencial de viralização é enorme em função da grande audiência e facilidade no compartilhamento de informações que as pessoas tem sobre a reputação das empresas na Internet.

 

6-Um excelente atendimento cria uma identidade para sua empresa

 

Empresas que oferecem um excelente atendimento se destacam facilmente perante a concorrência, muito em função da propaganda espontânea que é gerada pelos clientes que recomendam sua empresa. E tudo isto contribui significativamente para construção das marcas e a lembrança na mente dos consumidores. E indo mais além para conseguirmos atingir o coração dos clientes, a qualidade do atendimento é o caminho mais rápido e eficaz!

 

7- Estratégia difícil de copiar

 

Em função dos avanços tecnológicos, de forma geral os produtos são muito mais fáceis de se copiar do que a qualidade do atendimento das empresas, pois o atendimento ao cliente possui características que dependem diretamente das pessoas, no caso de sua equipe de atendimento e vendas.

 

E aí está o X da questão, pois as pessoas não são iguais, portanto se você investe na seleção e treinamento de seus colaboradores de linha de frente, mesmo que o concorrente faça isto os resultados nunca serão iguais.

 

8- Aumento do lucro

 

Para isso acontecer a fórmula é simples e chega até ser óbvio, pois quando você presta um excelente atendimento, seus clientes ficam mais satisfeitos, eles compram mais, recomendam mais sua empresa, serviços e produtos e com isso as vendas aumentam e o lucro também. Simples assim!

 

9- Aumento da satisfação dos funcionários

 

Isso não é uma consequência direta, porém é praticamente impossível que sua empresa consiga oferecer um excelente atendimento ao cliente sem que você busque aumentar o nível de satisfação de seus colaboradores, seja proporcionando um melhor ambiente de trabalho, oferecendo incentivos, reconhecimento, treinamento entre outras estratégias.

Ou seja, seu funcionários também são clientes de sua empresa, só que clientes internos, por isso a satisfação de seus clientes deve estar alinhada com o nível de satisfação de sua equipe.

 

10- É uma questão de sobrevivência

 

Dependemos 100% materialmente do cliente, essa afirmação por si só demostra o quanto é importante oferecermos um excelente atendimento ao cliente, some a isso a alta competitividade entre as empresas, a qualidade do atendimento do atendimento é fator decisivo para sobrevivência no mercado.

 

Confira a versão em vídeo deste artigo:

 

 

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Um forte abraço e até a próxima!

 

Wagner Godoy – Evolution Marketing