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Quer superar as expectativas dos Clientes? Confira algumas dicas básicas para um atendimento proativo

Wagner Godoy

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Hoje vou dar algumas dicas bem simples de como proporcionar um atendimento proativo, mas você sabe o que significa ser proativo?

 

Ser proativo é todo comportamento, toda atitude de antecipação, que no caso do atendimento é tudo que o profissional pode fazer antes do cliente pedir. E indo além é tudo que você pode fazer para surpreender e encantar os Clientes.

 

Isto exige que o profissional de atendimento e vendas tenha dois requisitos básicos:

 

  • Capacidade de observação
  • Iniciativa

Capacidade de observação nada mais é que prestar atenção em tudo que está acontecendo em sua volta nas situações de atendimento e vendas e tem como objetivo identificar oportunidades para superar expectativas e até mesmo conseguir encantar os Clientes.

 

E para isto é preciso ter iniciativa, pois nada adianta identificar oportunidades de surpreender o Cliente e não tomar uma ação positiva, ou seja não ter nenhuma atitude prática.

 

Além disso, a proatividade é uma virtude muito valorizada pela empresas, independente da função do profissional, pois profissionais proativos tem uma visão muito mais abrangente e estratégica do negócio.

 

Para ilustrar vou citar alguns exemplos práticos de um atendimento proativo. São dicas simples, porém infelizmente está cada vez mais raro encontrarmos isso nas empresas.

 

Lembre-se sempre, na dúvida ofereça!  Não espere que o Cliente peça:

 

  • Uma água, um cafezinho, um bombom uma bala
  • Dar uma orientação a mais e não só responder o que foi perguntado pelo Cliente
  • Oferecer um sinal de Internet wi-fi gratuito
  • Uma revista nova, parece bobo né, mas nada pior que salas de espera de atendimento você encontrar revistas antigas e sujas
  • Levar um pacote até o carro
  • Carregar objetos pesados
  • Oferecer um brinquedo ou uma distração para as crianças,  pois não existe no mundo algum pai ou uma mãe que não valorize o profissional e a empresa que agrade seus filhos
  • Pegar ou limpar algo que caiu no chão
  • Ajuda para subir / descer uma escada
  • Acompanhar o Cliente até outro setor da empresa
  • Embrulhar pra presente antes do cliente pedir
  • Dar brindes criativos que agreguem valor
  • Um elogio sincero

Conforme comentei, estes são só alguns exemplos básicos, porém dependendo do tipo de seu negócio existem diversas outras formas que irão fazer toda diferença para você conseguir encantar  seus clientes!.

 

Percebeu que proporcionar um atendimento proativo é o inverso de um atendimento reativo? É isso mesmo! Um atendimento Reativo é aquele no qual os profissionais só fazem algo quando o cliente toma uma ação primeiro, seja quando ele pede ou pergunta algo. E isso é muito pouco para que você consiga realmente conquistar o coração de seus clientes!

 

E você profissional de atendimento ou vendas ou dono de empresa? Está oferecendo um atendimento proativo ou reativo?

 

Confira a versão em vídeo deste artigo:

 

 

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Um forte abraço e até a próxima!

 

Wagner Godoy - Evolution Marketing