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7 Razões para investir em Treinamentos de Atendimento ao Cliente

Wagner Godoy

Você ainda tem dúvida se vale a pena investir em treinamentos de Atendimento ao Cliente?

 

Confira as cinco razões que irão ajudá-lo a rever alguns conceitos sobre a estratégia competitiva de sua empresa.

 

1- FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

 

Um excelente atendimento ao Cliente é uma das melhores estratégias para fidelizar o Cliente.

 

É fato, quando o cliente é muito bem atendido, ele fica muito mais propenso a continuar comprando de sua empresa.

 

E pra isto acontecer os profissionais de linha de frente devem estar devidamente preparados e alinhados com a estratégia de relacionamento que a sua empresa quer ter com os Clientes.

 

2- OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

 

 Você já ouviu falar no estudo que mostrou que custa cinco a seis vezes mais caro conquistar um novo Cliente do que manter um Cliente existente? (Fonte: TMI - Time Manager International)

 

Pois é, já parou pra pensar o quanto algumas empresas gastam milhões com propaganda para atrair novos clientes mas muito pouco na manutenção e retenção dos clientes já existentes? Pois é, isto ainda continua sendo a grande contradição do marketing.

 

Que tal começar a rever seus investimentos em publicidade e começar a direcionar uma boa parte destes recursos na preparação e motivação de seus profissionais de atendimento.?

 

Afinal, a propaganda boca a boca que seus clientes fazem quando são bem atendidos ainda é a melhor forma de conseguir novos Clientes.

 

3 – PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MAIS VALIOSO DA EMPRESA – SEUS CLIENTES!

 

Se você, assim como eu entende que o maior patrimônio de sua empresa são seus Clientes eu lhe pergunto:

 

Será que não vale a pena investir na capacitação e motivação dos colaboradores que estão cuidando do ativo mais valioso de sua empresa?

 

Afinal de contas são eles que estão lá no “campo de batalha” diariamente, se relacionado com os clientes, resolvendo problemas, identificando necessidades e se esforçando para oferecer um atendimento de qualidade.

 

4- DIFERENCIE DOS CONCORRENTES

 

Empresas que oferecem um excelente atendimento se destacam facilmente perante a concorrência e como consequência disso acabam por criar uma identidade única para sua empresa.

 

A qualidade no atendimento é um tipo de estratégia muito difícil de copiar, pois possui características que dependem diretamente dos seus profissionais de linha de frente.

 

E aí está o X da questão, pois as pessoas não são iguais, portanto se você investe no seus desenvolvimento dos seus colaboradores de linha de frente, mesmo que os concorrentes façam isto os resultados nunca serão os mesmos.

 

 5- MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL

 

É muito difícil imaginar que sua empresa irá consiga oferecer um excelente atendimento ao cliente sem que você busque aumentar o nível de satisfação de seus colaboradores de linha de frente, seja proporcionando um melhor ambiente de trabalho, oferecendo incentivos, programas de reconhecimento e principalmente investindo no desenvolvimento destes profissionais.

 

É por isto que os programas de treinamento exercem um papel fundamental na melhoria do clima organizacional.

 

Ou seja, seus funcionários também são clientes de sua empresa. Eles são o que costumamos chamar de Clientes internos.

E é por isso que a satisfação de seus clientes externos está relacionada diretamente com o nível de satisfação e motivação de sua equipe de atendimento.

 

6-AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

 

Se os seus profissionais de linha de frente estarem devidamente treinados e motivados a produtividade irá aumentar. Na medida que se produz mais em menos tempo, a empresa se tornará muito mais competitiva!

 

7- TREINAMENTOS MELHORAM A RETENÇÃO DE TALENTOS

 

A rotatividade de profissionais de linha de frente é imensa por diversos fatores e uma das formas de amenizar este turnover é investir em treinamentos.

 

Isto porque que os funcionários que participam de programas de treinamento se sentem mais valorizados, pois percebem que a empresa está investindo neles, mesmo sabendo que há o risco destes profissionais sairem da empresa.

 

E pra concluir, tem uma pergunta que eu sempre faço para os empresários que ainda relutam em investir e treinamentos de atendimento, principalmente para aqueles que acham que irão aumentar seus custos operacionais com este tipo de investimento, que é a seguinte:

 

“Você sabe quanto custa pra sua empresa por não investir no desenvolvimento dos seus profissionais de linha de frente?”

 

Se você gostou deste conteúdo, aproveito para convida-lo a conhecer o Programa de Treinamento em formato de jogo que eu criei que se chama “A CONQUISTA DOS CLIFS” Uma metodologia inédita que tem o objetivo de transformar seus profissionais de linha de frente em especialistas em relacionamento com Clientes!

 

Conheça todas as possibilidades de inovar na preparação, motivação de sua equipe de atendimento e vendas pra que eles consigam realmente satisfazer, encantar e fidelizar Clientes!

 

Um forte abraço e até a próxima!

 

Wagner Godoy